[ BNS ]
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Área de Tutoriais para Photoshop

5 participantes

[ BNS ] :: Arte :: Galeria

Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por President Ter Dez 16, 2008 8:56 pm

Bem, pessoas. Já faz um tempo que estava querendo fazer isso e, à pedidos de algumas pessoas (e com a benção da Bethy xD), resolvi criar um tópico com tutoriais de Photoshop.

Esses tutorais são simples e servem apenas como uma direção. Não basta apenas segui-los, você tem que utilizar o tuto como uma ferramenta. Ou seja, desenvolver o que eu mostro nos tutoriais, usando toda a sua criatividade em seus trabalhos. Também devo ressaltar que eu não sou um profissional de Photoshop, então não levem tudo o que eu postar aqui como verdadeiro, nem nada do tipo (e eu acho que ninguém fará isso aqui xD).

Bem, sem mais delongas... Os tutorias!

===============================================

BRILHO & CONTRASTE - Um rápido conceito sobre esta técnica

Bem, para mostrar como funciona mais ou menos o Brilho e Contraste (no inglês, Brightness/Contrast), abra uma render. Selecione então Brightness/Contrast na janela de layers (FIG. 1). Agora vamos trabalhar um pouco com o contraste. Veja que aumentando o Contraste, você deixa as cores mais vivas (FIG. 2). Parece bem óbvio, mas os efeitos que um Contraste bem trabalhado fazem numa imagem são impressionantes.

Experimente aumentar o Contraste (FIG. 3). Veja que não somente as cores ficaram mais vivas, como a imagem ganhou um brilho a mais (veja bem ainda não mexemos no Brilho ainda). Porém, tentar ajustar o brilho de uma imagem mexendo apenas no Contraste pode ser problemático (repare como ficou a render na figura 3). O melhor jeito é então aumentar o Brilho (FIG. 4). Note como aumentando o Brilho, depois de aumentar o Contraste, não só regula o brilho da render como matém o efeito do Contraste, deixando as cores bem mais vivas no trabalho.

Bem, experimente trabalhar com diferentes valores de Brilho e Contraste (FIG. 5). Use sempre o bom senso: se o trabalho pede cores bem vivas e um brilho intenso, abuse do Brilho e do Contraste; se não, use valores mais baixos. Não se esqueça que esse não é o único recurso para se colocar brilho numa render, mas é o mais seguro para quem é principiante. Mas não se engane: esse ainda é a maneira mais eficaz.

===============================================

GRADIENT MAP - Como usar?

O Gradient Map é um dos recursos mais trabalhosos no Photoshop, na minha opinião. Mas não impossíveis de serem trabalhados. Os Gradient Maps são ótimos para colocar uma cor específica na render e deixá-la "predominante". Confuso? Então siga o tuto.

Primeiro, abra uma render para um novo trabalho e selecione a opção de de Gradient Map pela janela de layers (FIG. 1). Agora vamos nos familiarizar com alguns recursos do Gradient Map. Dentro da janela de Gradient Map, há várias opções de tipos de gradient (FIG. 2). No exemplo que darei, selecionei o tipo Noise Samples e coloquei uma gradient qualquer (FIG. 3).

Você vai perceber que praticamente todas as cores da render mudaram drasticamente. Se é esse tipo de recurso que você procura, pode para o tuto por aqui. Vá utilizando outras gradients e analisando os diferentes resultados. Mas se você não gostou o resultado e procura por algo menos drástico, continue. Agora mude o Blending Mode, colocando a gradient em Overlay (FIG. 4). Agora note a mudança (FIG. 5). A render continua como era no original, mas as cores mudaram. O brilho e o contraste também foram realçados.

Use sua criatividade e use outras gradients (FIG. 6) e observe os diferentes resultados (FIG. 7). Não fique preso no Blending Mode Overlay e teste os outros tipos também.

===============================================

TIPOGRAFIAS ESTILIZADAS - Usando Motion Blur

Existem várias formas de estilizar uma tipografia. Nesse tutorial, mostrarei o recurso de Motion Blur. Primeiro abra uma caixa de texto e coloque o seu texto. Depois duplique a tipografia (CRTL + J). Agora você tem duas tipografias iguais (FIG. 1). Procure não mexer na disposição de nenhuma delas por enquanto! Clique com o botão direito em cima da layer da tipografia original e use o recurso Rasterize Type (FIG. 2). Agora você transformou o seu tipo em uma render, podendo agora usar os Filtros (Filters) nela.

Agora vá em Filter > Blur > Motion Blur. Uma janela vai se abrir. Nesse exemplo, eu procurei deixar o Motion Blur em 90° e uma Distância (Distance) proporcional ao tamanho do corpo do texto (FIG. 3). Agora selecione a layer de texto copiada e mude o Blending Mode para Overlay (FIG. 4). Agora observe o resultado obtido (FIG. 5).

O texto agora tem um efeito mais estilizado. É claro que isso é apenas uma base. Use toda a sua criatividade para obter outros resultados (FIG. 6). Lembre-se: quando se trata de tipos, o céu é o limite (=P).


Última edição por President em Ter Dez 16, 2008 9:37 pm, editado 1 vez(es)
President
President
Membro
Membro

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por ~* Chicleti Ter Dez 16, 2008 9:04 pm

Omg! muito bom o Tutorial *--------------------*
Mais eu prefiro o MSN õ/
xD
/apanha
~* Chicleti
~* Chicleti
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 770
Idade : 28
Localização : BNSLândia 8D
Data de inscrição : 03/11/2008

http://comunidade.animespirits.net/bethyna-chan

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por FaytX20 Sex Dez 19, 2008 9:05 pm

Muito bom cara, vc sabe explicar de modo bem simples. Adorei as dicas
FaytX20
FaytX20
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 36
Localização : Dominando o mundo, claro
Data de inscrição : 03/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por Carol-Sama Sáb Dez 20, 2008 10:33 pm

Obrigado pela explicação *-*
Carol-Sama
Carol-Sama
Mod. Chat
Mod. Chat

Feminino
Número de Mensagens : 494
Idade : 29
Localização : Uai estou em Belzointe maluco xD
Data de inscrição : 03/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por ~* Chicleti Sáb Dez 20, 2008 11:17 pm

FaytX20 escreveu:Muito bom cara, vc sabe explicar de modo bem simples. Adorei as dicas
tinha que explica de um geito simples pra mim consegui aprende mesmo xD~
~* Chicleti
~* Chicleti
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 770
Idade : 28
Localização : BNSLândia 8D
Data de inscrição : 03/11/2008

http://comunidade.animespirits.net/bethyna-chan

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por Hime Dom Dez 21, 2008 7:13 pm

OMG eu não sei fazer tutoriais assim *Chora*
Muito bom o tutorial XD!
Hime
Hime
Membro
Membro

Feminino
Número de Mensagens : 144
Idade : 30
Localização : "Em algum lugar suportando a LiL xD"
Data de inscrição : 13/11/2008

http://comunidade.animespirits.net/princessoflove

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por ~* Chicleti Dom Dez 21, 2008 7:41 pm

Hime escreveu:OMG eu não sei fazer tutoriais assim *Chora*
Muito bom o tutorial XD!
UAHUAHSUAHSAUSHAUHUHAUAHS'

mais você também é otima professora *u*
~* Chicleti
~* Chicleti
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 770
Idade : 28
Localização : BNSLândia 8D
Data de inscrição : 03/11/2008

http://comunidade.animespirits.net/bethyna-chan

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por President Ter Dez 23, 2008 12:32 pm

ahhhh, não são grandes coisas...
mas vou preparar um mais chique logo, logo 8P
President
President
Membro
Membro

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por ~* Chicleti Ter Dez 23, 2008 7:48 pm

President escreveu:ahhhh, não são grandes coisas...
mas vou preparar um mais chique logo, logo 8P
Aposto que vai fica perfeito também *O*~
:cheerleader:
~* Chicleti
~* Chicleti
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 770
Idade : 28
Localização : BNSLândia 8D
Data de inscrição : 03/11/2008

http://comunidade.animespirits.net/bethyna-chan

Ir para o topo Ir para baixo

Área de Tutoriais para Photoshop Empty Re: Área de Tutoriais para Photoshop

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

[ BNS ] :: Arte :: Galeria

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos